22/12/2023

CIEJA Cineclube

Por Marcos Peter Pinheiro Eça

O CIEJA Cineclube foi criado em 2016 para que os estudantes do CIEJA Vila Maria / Vila Guilherme (antigo CIEJA Vila Sabrina) tenham acesso a filmes nacionais no espaço escolar, além de participar de debates (de 40 minutos a 1 hora) que abordam temas e questões trazidas pelo longa-metragem assistido.

Geralmente, evitamos os “blockbusters nacionais” (filmes de grande bilheteria). Preferimos selecionar filmes brasileiros menos vistos e com intenso conteúdo para jovens e adultos, público-alvo do CIEJA Vila Maria. Até 2019, o projeto era realizado no período da tarde. Desde o início de 2023, decidimos alterá-lo para o período de aulas dos estudantes tanto da manhã quanto da noite, para que mais educandos, familiares, amigos, funcionários e a comunidade possam ter acesso às sessões.


Sessão presencial do filme Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, em outubro de 2016

Histórico do Projeto

O CIEJA Cineclube acontece desde março de 2016. As sessões inicialmente aconteciam uma vez por mês, sempre na segunda sexta-feira do mês, no período da tarde, das 15h às 17h30, ou seja, no contraturno do período de aulas porque os educandos estudam no período da manhã ou à noite. A ideia era criarmos uma constância de sessões para que estudantes e comunidade viessem e participassem delas.

Como se trata de um cineclube, sempre valorizamos o debate das questões abordadas nos filmes após as sessões. Esse movimento de discussão fortalece essa atividade e promove maior autonomia dos estudantes. Durante esse primeiro período do CIEJA Cineclube, exibimos os seguintes filmes: Que horas ela volta?, Sonhos Roubados, A Hora da Estrela, Colegas, Hoje eu quero voltar sozinho, Capitães de Areia, Paratodos, As Boas Maneiras, Central do Brasil, Mulher do Pai, Paraíso Perdido, Café com Canela, dentre outros.

Durante a pandemia suspendemos as sessões presenciais, mas conseguimos realizar de forma remota três sessões mensais envolvendo o CIEJA Vila Maria e a EMEI Profª Edalzir Sampaio Liporoni, ambas localizadas na Zona Norte de São Paulo. Discutimos os filmes Saneamento Básico, Que horas ela volta? e a animação Salu e O Cavalo Marinho.

No início de 2023, decidimos constituir uma equipe com três professores e um coordenador pedagógico, no caso Marcos P. P. Eça, para repensarmos o CIEJA Cineclube, buscando ampliar a participação dos estudantes. Para isso, optamos por realizar as sessões uma vez por bimestre no horário de aulas dos estudantes, ou seja, realizamos uma sessão na última quinta-feira de cada mês das 10h às 12h15 e outra das 20h15 às 22h30 para atendermos estudantes, parentes, funcionários e comunidade. Nesse ano assistimos aos seguintes filmes: Saneamento Básico, M-8: Quando a Morte Socorre a Vida e A Marvada Carne. O número de participantes aumentou bastante após realizarmos as sessões no horário de aula dos estudantes.

Importante dizer que no CIEJA Vila Maria há um pequeno auditório que comporta 90 pessoas, onde temos telão, caixas de som, cortinas nas janelas para diminuir a luminosidade, ar-condicionado e notebook com internet para projetarmos os filmes. Essa estrutura é fundamental para realizarmos as sessões.

Sobre o CIEJA Vila Maria / Vila Guilherme
É uma escola da Prefeitura do Município de São Paulo, localizada à Rua Francisco Franco Machado, nº 68, Vila Sabrina, Zona Norte de São Paulo.

No CIEJA estudam jovens a partir dos 15 anos completos e não há limite de idade para se matricular.

Hoje em dia nosso nome oficial é CIEJA Vila Maria / Vila Guilherme, mas antigamente o nome era CIEJA Vila Sabrina e por isso mantemos esse nome fantasia também.


Sessão do filme A Marvada Carne, de André Klotzel, em agosto de 2023 (noturno)

Para Saber mais:

Blog: https://ciejavilamaria.blogspot.com/

Instagram: @cieja_vila_sabrina

Facebook: CIEJA Vila Sabrina

WhatsApp e tel.: 11 2201-6502 (de 2a a 6as feira das 7h30 às 22h00)

Compartilhe: